quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Anhnaguera compra mais uma

http://blog.estadao.com.br/blog/renata/?title=anhanguera_compra_mais_uma&more=1&c=1&tb=1&pb=1



09.07.08

por Renata Cafardo, Seção: Ensino Superior 16:05:59.

O Grupo Anhanguera Educacional, um dos que mais crescem no mercado do ensino superior privado brasileiro, anunciou hoje a compra de uma nova instituição. O Centro de Ensino Superior de Rondonópolis, mantenedor da Faculdade do Sul de Mato Grosso (FACSUL), é agora a 48ª unidade da Anhanguera. A faculdade tem mais de 2,8 mil alunos em cursos de Administração, Direito, Comunicação Social, entre outros.

A Anhaguera é uma dos quatro grupos de educação do País que abriram seu capital em 2007 e 2008. Mais de 70% de suas ações na bolsa de valores foram compradas por investidores estrangeiros. O grupo tem hoje cerca de 140 mil alunos em unidades em vários Estados. Têm ainda seus capitais abertos a Estácio Participações (dona da Estácio e da UniRadial), a Kroton Educacional (Pitágoras, UniMinas) e o Sistema Educacional Brasileiro (COC, Dom Bosco).

Esses grupos protagonizaram uma mudança recente no quadro de fusões e aquisições no País. Uma pesquisa feita pela consultoria KPMG mostra que a educação já é o terceiro setor em que mais ocorreram transações desse tipo em 2008. Só perde para a área de tecnologia de informação e a de alimentos/bebidas/cigarros.

Foram 30 aquisições no primeiro semestre de 2008 ante 19 no ano todo de 2007. Muitos acreditam que esse movimento representa a consolidação do ensino superior privado, que teve crescimento de mais de 100% desde o fim dos anos 90. Instituições pequenas e lucrativas serão compradas pelas grandes; as deficitárias tenderão a fechar as portas, como ocorreu recentemente com a Fasp.

Nenhum comentário: