sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Atitudes a serem tomadas

Achei muito interessante o artigo abaixo, onde destaco os itens que deverei tomar como metas, e que são totalmente alcançáveis :

1o) Algo que o professor não fez, e que acho de suma importância, é ter o primeiro contato no primeiro dia de aula com os alunos, ou seja, acredito ser coerente, fazer com que todos se apresentem frente a classe. Informando seu nome, suas aspirações, o que faz atualmente, onde trabalha, e principalmente a frase mágica da Microsoft : Where do you want to go today ?

2o) Um texto contendo informações sobre o curso tais como a metodologia de ensino, a metodologia de avaliação de aprendizagem, a freqüência mínima, o método de controle de freqüência e o critério de aprovação, e como será ministrado tal aula. Isto deverá ser feito particularmente por cada instrutor, e caso esta turma seja dividida em 2 professores (como é o meu caso), não ser compartilhada.

3o) O programa de ensino, que contém o programa da disciplina e a respectiva bibliografia, em sua, o índice do que será aprendido. Aqui será interessante passar uma visão geral do item. Já utilizando a fase do "Envisioning", que a Microsoft tanto utiliza em sua metodologia MSF/MOF.

4o) Como darei aulas aos sábados, então, no domingo deverei enviar uma mensagem para os alunos e/ou para o repositório da Universidade, onde deverá constar :
a) um relato do que foi lecionado na aula anterior juntamente com os exercícios feitos na aula, acompanhados dos respectivos gabaritos (para os alunos que faltaram);
b) O programa da aula seguinte ;

5o) Ao corrigir uma prova, enviar para o aluno o porque ele errou, isto é extremamente importante ;

6o) Também enviar o quadro geral de notas de cada prova, para que o aluno entenda onde deverá chegar e/ou onde já chegou, e se deverá fazer a substitutiva ;

7o) A partir de um certo momento, eu também começo a informar-lhes o nome dos alunos mais faltosos, para que fiquem alertas e não sejam reprovados por freqüência.

8o) Acho importante, depois de um mês, obter o feedback dos alunos, informando que não haverá retaliação, e que toda informação, será remetida em sigilo através de email específico para o aluno.

Nenhum comentário: